quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dores nas canelas

Quando a gente começa a correr, normalmente começamos a apresentar dores pelo corpo. Essas dores variam de pessoa para pessoa, de tipo de treino, condições físicas individuais.


E como qualquer sedentário como eu, quando começa a fazer algum tipo de exercício físico, as malditas dores aparecem, tarde ou cedo. No meu caso, lá no primeiro ano de academia, sentia dores lombares, principalmente quando ficava em pé por muito tempo. Isso significava que eu ficava com a Maria Eduarda no colo e me causava dores. O engraçado é que eu não sentia dores se estivesse em movimento, como andar. Mas ficar em pé era muito doloroso.


Na academia eu comecei a fazer exercícios específicos para a musculatura lombar e isso melhorou bem. A não ser num dia em especial que houve uma contratura muscular lombar aguda e que eu não conseguia sequer me abaixar. Para isso resolvi procurar um ortopedista, o Dr. Isaac Szklarz. Este me receitou um antiinflamatório (algum coxib desses) e um miorrelaxante (ciclobenzaprina).


Mas a dor hoje em dia é nas canelas. Não costumo sentir dores no joelho como muitos sentem, apesar de meu joelho direito fazer barulhos semelhantes a um pedaço de plástico sendo triturado num liquidificador. Mas não dói. O que dói é a musculatura tibial anterior. E também o medial tibial. O engraçado é que a dor alterna de lado. Dependendo do dia dói o lado esquerdo, o lado mais frequente, mas as vezes dói o lado direito.


O professor Renan Melo da academia sugeriu uns exercícios para fortalecimento da tal musculatura. Além de fazer fortalecimento das musculaturas da perna e canela, alongamentos específicos. E passou um link para dar uma lida.


Um dos exercícios propostos é colocar uma caneleira no pé, sentado com a perna esticada com o pé solto na borda do banco, fazendo movimentos de flexão e extensão do pé. Dia desses, após um treino de corrida, estava eu calmamente fazendo este exercício quando a Paula, amiga da academia, me olha com seu rosto angelical e com as palavras mais doces, meigas e incentivadoras que um ser humano poderia proferir perguntou: - que viadagem é essa? Vai fazer balé agora?

Um comentário: