quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Maratona do Rio, Family Run - 2008, 6 Km

Dia 29 de junho de 2008
São Francisco e meu número de peito 791
Ainda animado com a corrida Leblon-Leme, resolvi correr esta. Na época, o Cláudio tinha falado que se eu mantivesse uma média de 3 corridas por mês seria ideal! Fala sério, mané, que mané três corridas por mês! Além de não ter saco pra isso tudo, ainda ia falir, pois cada vez mais as corridas aumentam de preço. Bom, claro que é um certo exagero da minha parte, mas são coisas caras, no final das contas. Então, nesse ano, resolvi que correria três corridas no ano.


Esta corrida é uma das mais democráticas, pois têm três modalidades distintas. A Maratona, de 42 Km, a Meia Maratona, de 21 Km e a Family Run, de 6 Km. A Maratona começa depois do Pontal do Recreio, Recreio, Barra, Elevado do Joá, São Conrado, Av. Niemeyer, Leblon, Ipanema, Arpoador, Copacabana, Av. Princesa Isabel, Av. Lauro Sodré, Praia de Botafogo e a chegada no Aterro do flamengo. A Meia Maratona começa na Praia do Pepê e segue pelo Elevado do Joá em diante. E a ralé, digo, a Family Run começa e termina no Aterro, num trajeto de ida e volta.


Para esta corrida eu tinha uma motivação maior, que era chegar na frente de uma dupla de gêmeas, sendo uma igualmente veterinária. Paula e Tássia Gazé. Ou as Gazés! Duas magrelas que malham desde sempre e marrentas, dizendo que eu ia comer poeira delas. E lembro que durante meus treinos, eu perguntei pra Paula em quanto tempo ela fazia os 6 Km. E a resposta dela foi algo em torno de 29 a 30 minutos! O que daria um pace de 12 a 12,5 Km/h??? Eu treinava igual um desesperado na esteira. E nada de conseguir abaixar meu tempo, que sempre girava em torno de 32 a 34 minutos. Até um monitor da academia ficava enchendo meu saco dizendo que eu podia fazer melhor. Eu usei um tênis Nike Air, que me proporcionava mais conforto do que a porcaria da Asics que tinha me causado bolha no pé direito.


Neste dia, da corrida, como o Toninho e o Cláudio iriam correr a meia maratona, eles seguiram direto para a Barra no ônibus do próprio evento. E eu, acordando bem mais tarde, cheguei direto no Aterro de metrô. Naquela multidão, era praticamente impossível encontrar qualquer pessoa. A não ser que tenha marcado em algum lugar (o que não foi o caso) ou por acaso. E não é que na multidão na largada eu encontro as duas e ainda por cima o tal monitor que enchia meu saco? Os três no mesmo lugar! Puta cagada. Daquelas que provavelmente nunca mais irá acontecer.


Dada a largada, o monitor, que tem quase dois metros de altura e metade de pernas, saiu correndo no meio da multidão e nunca mais o vi. Sério. Nunca mais mesmo, porque depois disso ele saiu da academia e só o vi pelo Orkut. Em foto. E comecei a correr num ritmo forte. Eu lembro de ter visto a Paula, a veterinária, ficar meio que pra trás, enquanto que a Tássia, que não sei o que ela faz, sair meio que junto comigo e me acompanhando num ritmo um pouco menor.
Correndo e correndo bem até


O problemas dessas corridas "famosas" é que realmente tem muita gente. E eu não tenho capacidade de correr e ficar olhando pra trás ou pra qualquer lado que não o da frente procurando pessoas. Como diria um ex jogador dos gambás*, o Mirandinha, ou eu corro ou eu penso. Mesmo assim de vez em quando eu olhava pra trás para ver onde ela se localizava. Acho que lá pelo terceiro ou quarto quilômetro não a vi mais.


Quando faltava uns 500 metros, arranquei e cruzei o pórtico de chegada. Aí, o de sempre, pegar frutas, isotônico (UM, pois nunca me deram mais de um... Nem pedindo), pegar a medalha de participação, alongamento etc. E logo depois de mim, coisa de uns dois ou três minutos depois a Tássia chega. E quase 10 minutos depois a Paula. A Paula até tinha um discurso meio que ensaiado, de que tinha saído na noite anterior para uma festa, tinha dormido tarde, tinha bebido e tal. É, pode ser. Já a Tássia ficou me zoando falando que eu corro igual a uma mulherzinha. Sacanagem. 


Enquanto a gente descansava depois da chegada, achei a esposa do Cláudio, a Cristiane, que tinha levado câmera e tirou as duas únicas fotos que tenho deste evento. Mentira, depois eu comprei uma foto minha correndo em papel fotográfico de um site aí qualquer. Acho que foi da Midia Sport.
Esse dia estava tão quente que realmente não fiz muita questão de esperar o Toninho e principalmente o Cláudio chegarem da meia maratona. Fui embora de metrô com as duas. Nesta época, o metrô ainda tinha ar condicionado que funcionava bem e é muito bom poder apreciar um bom vagão gelado num dia quente de início de inverno.

Meu tempo líquido foi impressionante para mim: 30 min e 30 seg! Colocação geral: 261º em 1310 e 32º por faixa etária, em 158! Acho que nunca mais consigo sequer chegar perto deste tempo. Dá um pace de quase 5 min/Km.


No final das contas, em 2008 eu só corri a Leblon-Leme e esta.


*Gambá = corintiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário